22 junho 2012

0

TV Excelsior (3ª parte) – Sucesso e crise


As novelas de alta audiência

Mesmo na crise, a Excelsior era líder de audiência, e suas novelas eram a “alavanca” para a liderança. Em 63 a Excelsior fazia história, com sua primeira novela que passava todos os dias. “2-5499 Ocupado”, como protagonistas Tarcísio Meira e Glória Menezes eram gravadas nas ruas de São Paulo e também na Casa de Detenção do Estado. Mas a primeira novela com grande sucesso foi “Ambição” em 64. Outros sucesso da Excelsior foram: “A moça que veio de longe”, 64, “A Deusa Vencida”, 65, “A Grande Viagem”, 65/66, e “Almas de Pedra”, 66. O maior sucesso da Excelsior foi a novela “Redenção”, que é a novela mais longa da história com quase 600 capítulos. Os protagonistas eram Francisco Cuoco e Miriam Mehler (alguns sites divulgam que era Regina Duarte). A novela foi gravada entre 66 e 68 e o público teve o poder de alterá-la. Em 67, foram inaugurados estúdios em São Paulo, que tinha 12 estúdios, quase 500 salas de escritório, espaço para cidades cinematográficas, dois restaurantes, ambulatório, oficina mecânica, depósito e marcenaria. Outras novelas fizeram muito sucesso como: “As Minas de Prata”, 66/67, “O Morro dos Ventos Uivantes” ,67, “O Tempo e o Vento”,67/68 e “Legião dos Esquecidos”,68/69.  A novela “A Muralha” é considerada a última novela com grande elenco de direção e intepretação, composto por Fernanda Montenegro, Nathália Timberg, Paulo Goulart, Stênio Garcia, Nicete Bruno, Cláudio Corrêa e Castro, Mauro Mendonça entre outros. Outras novelas de altíssima audiência foram “A Pequena Órfã”, 68/69, “Sangue do meu Sangue”, 69/70, e “A Menina do Veleiro Azul”, 69/70. A novela “Dez Vidas” foi a única que a Excelsior conseguiu concluir.

As séries mais vistas no Brasil até hoje

A TV Excelsior exibiu muitas séries de tv. Lassie, Missão Impossível, O Agente da UNCLE, Mannix, James West, Big Valley, Jornada nas Estrelas, 77 Sunset Strip, Cidade Nua, Robin Hood, Flipper, E as Noivas Chegaram, Tarzan, A Noviça Voadora, Bat Masterson, Júlia, A Garota da UNCLE, Impacto, Ben Casey, Dr. Kildare, Mr. Luck, Túnel do Tempo, Contra Espionagem, Bronco, Peter Gunn, Honey West, Casey Jones, O Jovem Centenário, Alma de Aço, Francis Drake, A Escuna do Diabo, Guerra Sombra e Água Fresca, Hondo, Custer, O Falcão, Dick Van Dyke Show, Ele e Ela, As Sogras, Fazendeiro do Asfalto, Chaparral, This is Tom Jones, Quinta Dimensão, Os Monkees, entre várias outras. Em 68 a imprensa publicou que a série Missão Impossível, que era transmitida toda segunda às 22 horas, era a mais assistida de São Paulo, seguida por O Agente da UNCLE, que também era transmitida pela TV Excelsior, às terças às 22 horas, que era vista semanalmente por 2,5 milhões de pessoas (cerca de 40 pontos, pois cada ponto representa 60 mil pessoas).

Crise financeira e artística


As novelas davam boa audiência, mas as dívidas aumentaram, principalmente em 63, quanto foram contratados artistas, compra de séries, etc. Em 65 tentaram transformar a estação numa fundação, algo que não deu certo, até tentaram transformar numa emissora do governo. Tudo envão e Wallinho Simonsen, pressionada passa o controle acionário para Edson Leite, Alberto Saad, Otávio Frias e Carlos Caldeira (estes dois últimos sócios do grupo Folha de SP). Em 65, surgiu a Globo e vários humoristas foram para a nova emissora e saíram da Excelsior. A Excelsior transmitiu o “I Festival de Música Popular Brasileira”. Quem venceu foi Elis Regina. A Record viu o sucesso que o festival conquistou e investiu bastante em programas musicais, contratando todos os cantores da música brasileira. Em 66, a emissora atrasou em dois meses o salário dos funcionários. Em 67/68, a Excelsior trouxe alguns artistas de volta, mas eles acabam indo embora em pouco tempo


Então é isso, esteja aqui no Alvo na TV, próxima sexta às 9 da noite, comigo, Gabriel Ferreira para acompanhar a última parte do mito da telecomunicação da América Latina, a TV Excelsior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário